Passear por Mariana é mergulhar na história de Minas Gerais e do Brasil colonial. Uma das maiores produtoras de ouro durante o século XVIII, Mariana foi a primeira vila, primeira cidade e primeira capital do estado.
Sua importância econômica e politica logo se refletiram, também, no aspecto religioso, tornando-se a primeira sede de bispado de Minas Gerais. Toda essa efervescência hoje pode ser observada por meio do rico casario e das suntuosas igrejas da cidade.
Conheça alguns dos principais pontos turísticos históricos de Mariana:
Localizada em um dos pontos mais altos da cidade, a praça é composta pelo conjunto arquitetônico formado pelas igrejas São Francisco de Assis (onde estão os restos mortais de Mestre Ataíde) e Nossa Senhora do Carmo, pela Casa de Câmara – edifício do século XVIII que servia à administração municipal e pelo Pelourinho (reconstruído na década de 1970).
A maior mina de ouro aberta à visitação do mundo fica em Mariana. A Mina da Passagem remonta do auge do ciclo do ouro e os visitantes podem realizar um percurso de 315 metros pelas galerias, chegando a 120 metros de profundidade.
É uma das únicas igrejas barrocas de Minas com plano circular. Chama a atenção, também, por sua aparente inconclusão: a decoração interior não foi executada e altar-mor, em cedro, também não recebeu os detalhes em ouro e a pintura habituais.
Via do centro histórico da cidade que preserva o casario colonial e abriga importantes marcos arquitetônicos, como a Igreja da Sé, a casa do Barão de Pontal, a casa setecentista e o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens.
Faça sua reserva: Tel: (31) 9 8552-2750 / Cel: (31) 3557 -2750 / End: Rua Amélia Alves, 77 – Mariana MG